terça-feira, 12 de maio de 2009

Problemas de aprendizagem ou de Ensinagem?

O que é um problema de aprendizagem? Vamos primeiro tentar entender o significado de cada uma dessas palavras:
Problema: surgiu no século XVII e, segundo o Dicionário Aurélio, refere-se a uma questão matemática proposta para que se dê uma solução.
Aprendizagem: de acordo com o Dicionário Aurélio, trata-se do ato ou efeito de aprender.
Aprender: tomar conhecimento de algo, retê-lo na memória em conseqüência de estudo, observação, experiência, advertência, etc.
Infelizmente o que vemos em muitas escolas é o "problema de aprendizagem" sendo visto como um distúrbio, um fenômeno de causa única. O aluno que apresenta um ritmo mais lento para aprender ou que aprende de forma diferente dos demais é logo colocado em um "vidrinho de conserva" e "rotulado", e assim permanece como se tivesse uma patologia.
Para Vigotsky, na visão sócio-interacionista, os alunos deveriam ser encorajados a adquirir conceitos científicos através das atividades propostas pela escola e assim modificar sua relação cognitiva, ou seja, aprender. Esses alunos que apresentam ritmos diferentes e comportamentos tidos como problemas no aprendizado escolar, fazem parte do grupo da escola e não deveriam ser estigmatizados e muito menos isolados.
Trata-se de olhar para esse aluno muito mais para identificar as suas capacidades potenciais, do que classificá-lo dentro de algum distúrbio ou doença. O papel do educador é o de fazer intervenções a fim de possibilitar que esse educando aprenda.
Cabe ao educador olhar o processo educativo como um todo em oposição à rotulação do aluno, dar aos pais incentivo e passar a confiança aos mesmos de que a escola desenvolve um bom trabalho com seus filhos, afinal é papel da escola lidar com a formação do conhecimento.
Para finalizar, entendo que cabe à escola, e em especial ao professor, ampliar a visão sobre "problemas de aprendizagem", aprimorando sua competência e atuação. Como diz Alícia Fernández, psicopedagoga argentina, "o problema não é de aprendizagem, mas sim de ensinagem". É o professor quem deve buscar meios e alternativas criativas para que seu aluno aprenda.

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Andréa Cristina Sória Prieto
Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil
Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia

As viagens que a leitura proporciona

A leitura amplia os horizontes e é capaz de nos transportar para outros locais e outras épocas. É através dela que mergulhamos em um mundo de significados desconhecidos, o meio que nos proporciona descobrir sobre culturas diferentes e que nos mostra o verdadeiro poder da informação. Talvez muitos não tenham se dado conta da importância da leitura, mas é ela que nos desperta o imaginário, a criatividade e, principalmente, desenvolve o senso crítico.
Ler é um processo complexo, pois envolve a interação com outros indivíduos através das palavras. A importância da leitura não está, então, somente no ato de decodificar símbolos, mas pelo seu importante papel de construir sujeitos capazes de compreender o mundo e nele atuar enquanto cidadãos.
Trata-se de uma prática prazerosa para uns e um grande desafio para outros. Saber a importância que tem a leitura é uma questão de criar hábitos e até de aprender o real significado de ler, ou seja, desenvolver através dela a capacidade de análise, síntese e crítica. Portanto o mais importante não é a quantidade que se lê, mas de como você aproveita a informação escrita.
E é na escola que o professor deve trabalhar a importância da leitura, já que os primeiros anos escolares são os mais favoráveis para incentivar a prática nos alunos. O educador tem então um papel muito relevante, porque pode estimular o senso crítico, o raciocínio e a criatividade das crianças, destacando os prazeres e as descobertas que a leitura proporciona. Nessa fase a leitura proporciona ainda o enriquecimento do vocabulário e o aprimoramento da grafia e da dicção.

Portal Educação

Dificuldades de escrita.

Muitas são as deficiências ligadas a dificuldade na escrita. A Disgrafia é uma alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores.

Sabe-se que é necessário adquirir certo desenvolvimento ao nível de:

i coordenação visuo-motora para que se possam realizar os movimentos finos e precisos que exigem o desenho gráfico das letras;
i da linguagem, para compreender o paralelismo entre o simbolismo da linguagem oral e da linguagem escrita;

i da percepção que possibilita a discriminação e a realização dos caracteres numa situação espacial determinada; cada letra dentro da palavra, das palavras na linha e noa conjunto da folha de papel, assim como o sentido direccional de cada grafismo e da escrita em geral.

A escrita disgráfica, ou seja, a dificuldade de escrita, pode observar-se através das seguintes manifestações:

O traços pouco precisos e incontrolados;
O falta de pressão com debilidade de traços;

O ou traços demasiado fortes que vinquem o papel;

O grafismos não diferenciados nem na forma nem no tamanho;

O a escrita desorganizada que se pode referir não só a irregularidades e falta de ritmo dos signos gráficos, mas também a globalidade do conjunto escrito;

O realização incorrecta de movimentos de base, especialmente em ligação com problemas de orientação espacial, etc

Abaixo você poderá aumentar seus conhecimentos relacionados à Dificuldades de escrita

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