quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O dia da Melancia...


Dando continuidade ao Projeto as Frutinhas do Mundinho, fizemos o dia da melancia de uma forma bem gostosa em nossa sala de aula, iniciamos com o livro paradidático " Fruta é doce igual Poesia", com a poesia da melancia, exploramos linguagem oral e linguagem escrita, percepção de cores e artes.
E claro não poderia ser diferente!!!! saboreamos uma deliciosa melancia que haviamos comprado em nosso passeio um dia anterior.

Projeto As frutinhas do mundinho



Nosso primeiro passeio ao supermercado para realizarmos a nossa aula de campo do Projeto as Frutinhas do Mundinho, onde iniciamos com sondagem do conhecimento prévio das crianças sobre as frutas, depois fizemos uma lista das frutas que eles mais conheciam antes do passeio e em seguida o Passeio para explorarmos os tipos de frutas, para ampliação do conhecimentos das mesmas pelas crianças, linguagem escrita, linguagem lógico metemática e ciencias naturais.

Este dia foi muito especial, todos nós nos divertimos muito tanto com o passeio quanto com as compras que fizemos. Após comprarmos as frutas seguimos para escola onde confeccionamos uma cesta de frutas para cada criança levar para casa de forma lúdica e divertida!!!!

Para dar de presentes e encantar!!!


Uma forma carinhosa, meiga e encantadora de presentear a quem você gosta com lindas bonecas de pano que mesmo sendo super modernas nos remetem as antigas brincadeiras de criança !!!!
Para melhores informações de comoadquirir é só deixar comentário com contato.

Bjosss

domingo, 12 de setembro de 2010

Para Trabalhar Números e Quantidades


Uma forma simples e fácil de trabalhar números e quantidades, associando imagem e escrita com crianças de 3 anos.

domingo, 5 de setembro de 2010

Um aforma divertida de Trabalhar formas Geométricas

Sabemos que as figuras geomátricas se fazem presentes na vidas de nossos alunos desde a educação infantil, mais trabalha-las de forma descontextualizada e de forma mecânica com nossos pequenos se torna enfadonho e a aula para os mesmos sem estímulo.
O dominó com formas geométricas para trabalhar em forma de jogo com os pequenos é uma otima alternativa, pois de forma lúdica e divertida os pequenos vão não só aprendendo as formas como também cores e desenvolvendo o pensamento lógico, sem que percebam tão exercício.
Este dominó pode ser encontrado na internet, e impresso. Após impresso é só cola em uma folha de cartão e emplástificar com durex largo ou plático contato e se divertir com seus alunos.

Criando um pensamento critico reflexivo em nossos alunos

Se faz muito importante estarmos a todo momento icentivando às nossas crianças a pensar e refletir sobre suas ações, as coisas que a cercam e principalmente sobre os novos objetos de estudos a que são apresentadas. Por isso novas práticas educativas devem está sempre presente em sala de aula, local onde definitivamente deve ser feito este incentivo, e que deve proporcionar aos alunos novas experiências e contato com o novo tornando-o assim um aluno criativo como nos orienta "Celso Antunes".
O trabalho com figuras que representem situações da vida cotidiana, realizando questionamentos como: O que vocês estão vendo? O que eles parecem estar sentindo? E por que? Para onde estão indo?, ou seja perguntas sempre questionadoras que os levem a ir além da imagem, usando assim a criatividade num pensamento reflexivo.
Esta figura foi extraida de um livro didático e colada em uma folha de filipinho, figuras de revistas e até mesmo da internet fica bacana para fazer este tipo de trabalho, que pode ser iniciado com crianças de 3 anos de idade, ou seja, na educação infantil.
Vale a pena tentar, você vai ver como eles gostam!!!!

Pesquisar este blog