terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cartaz sobre as frutas

Este cartaz foi feito através da exploração das frutas que as crianças conheciam antes e depois do nosso passeio ao supermercado.
Primeiro fizemos o ANTES, trabalhando as caracteristicas das frutas, a grafia de cada uma e sua utilidade para a nossa saúde.
E depois fizemos o DEPOIS, acrescentando as frutas que elas passaram a conhecer depois do passeio e que compraram para a cestinha de frutas.

Cartaz sobre o Campo e a Cidade

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PROJETO AS FRUTINHAS DO MUNDINHO

JUSTIFICATIVA:


Sabemos o consumo de frutas se faz muito importante para a nossa saúde, desta forma este projeto visa desenvolver hábitos alimentares saudáveis através do consumo de frutas pelas crianças desde cedo.

OBJETIVOS:

- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;

- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de

uma alimentação variada;

- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;

- Ampliar o vocabulário.


ÁREAS:

Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade

JOGOS:

Memória de frutas, Jogos das letrinhas e quebra cabeça.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:


Conversa em roda sobre a importância do consumo de frutas, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando, de onde vem a fruta que comemos, identificação e traçado das letras, explorar os nomes das frutas, etc.

LITERATURAS: O dia em que Deus criou todas as frutas, Sumaúma, O Rato do campo e o Rato da Cidade, Xisto e Xepa e Fruta é doce como Poesia.

BRINCADEIRAS:

Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar

Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato

Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.

MATEMÁTICA:

Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas

da mesma cor, formas das frutas, Associação número-quantidade; Comparação de quantidade e tamanho, Explorar os conceitos: grande, médio, pequeno, dentro e fora, quantidade: muito/ pouco, mais menos; - textura das frutas, etc.
EXPERIÊNCIAS:

Observação da transformação dos alimentos em outros sucos de frutas

Verificar quais as frutas que afundam na água.

NATUREZA E SOCIEDADE:

Sentidos, explorar tipos de plantas, seus sabores e suas cores dos tipos de frutas, o campo e o pomar.

ARTES:

Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache

Desenhos com interferência e sem.

Pintar rolos de papel higiênico para se transformar em tronco da árvore

Alinhavo

Massinha ou argila para modelar alimentos

MURAIS:

Cartaz com frutas que conhecemos antes do passeio e depois do passeio;

Saquinhos classificatórios com nomes: das frutas;

Cartaz com as coisas do campo e as coisas da cidade

A feira.

CULINÁRIA:

Salada de frutas, sucos e receitas enviadas pelas mamães.

PASSEIO:

Ao Supermercado


TRABALHO COM OS PAIS:

Participar mandando frutas e receitas onde a fruta tem participação especial.

PRODUTO FINAL:

Livrinho de receitas.

CONSTRUÇÃO: IRISVÂNIA NAQUE E PAULA RIBEIRO.

ARTE GRÁFICA: TALES MOUZINI.

Pense nisso... Pedro Bial

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi:

1. Compartilhe tudo;

2. Jogue dentro das regras;

3. Não bata nos outros;

4. Coloque as coisas de volta onde pegou;

5. Arrume sua bagunça;

6. Não pegue as coisas dos outros;

7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!

8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;

9. Dê descarga; (esse é importante)

10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;

11. Respeite o limite dos outros;

12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;

13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)

14. Quando sair, cuidado com os carros;

15. Dê a mão e fique junto;

16. Repare nas maravilhas da vida;

17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.

"O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"...

Pesquisar este blog