sábado, 30 de julho de 2011

EMPADINHA DE PÃO

Ingredientes


1 pão de forma sem casca

2 colheres (sopa) de óleo para untar

1 ovo batido

Recheio preferido ( frango desfiado com catupiry, palmito refogado, legumes com requeijão..)

Modo De Preparo

Com o auxílio do rolo de massa, afine cada fatia de pão.Utilizando um cortador redondo ou a boca de um copo, corte cada uma das fatias de pão e reserve.Unte com o óleo forminhas de empadinha, coloque no fundo uma fatia de pão recortada, o recheio escolhido e cubra com mais uma rodela de pão. Pincele com o ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente, 20 minutos ou até dourar.

Salame de Chocolate

Ingredientes:


- 400grs de bolacha de maisena quebrada

- 1 lata de leite condensado

- 1 ½ xícara (chá) margarina amolecida

- 2 xícaras (chá) chocolate em pó

- 1 xícara (chá) castanha do pará (nozes, avelãs, amêndoas ou amendoins)
Modo de Preparo:
Misture bem a margarina, o leite condensado e o chocolate. Acrescente as bolachas picadas e as castanhas do pará.

Abra um saco plástico, coloque a massa e forme um rolo, como um rocambole.

Envolva no plástico e leve para gelar por aproximadamente 1 hora

Requeijão Caseiro

Esta é uma receita maravilhosa para dá aquele toque especial no pãp das nossas crianças de forma super saudável e baratinha... foi tirada das Dicas da Sueli no Programa da Eliana!!!

Ingredientes:


- 500ml de leite

- 3 colheres (sopa) amido de milho

- 1 colher (sobremesa) sal

- 100grs de manteiga

- 10 colheres (sopa) creme de leite

- 250grs de ricota

Modo de Preparo:

Dissolva a maisena em um pouco de leite. Acrescente o restante do leite, o sal e leve ao fogo para engrossar, sem parar de mexer.

Deixe amornar e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes por aproximadamente 3 minutos.

Rendimento: 3 copos

Custo aproximado: R$5,20 a R$5,50 (toda a receita)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Papinha doce de maçã

Rendimento: 5 porções

Igredientes:
6 unidade(s) de maçã sem casca(s) e sem semente(s)

1 colher(es) (sopa) de mel

Modo de Preparo:
Depois de descascar as maçãs e retirar as sementes, corte-as em fatias.

Numa panela, leve as maçãs e o mel ao fogo brando. Tampe a panela e cozinhe até ficarem macias. Amasse com um garfo até obter um purê.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia do Amigo!!!!!

Faça uma lista de grandes amigos,

quem você mais via há dez anos atrás...

Quantos você ainda vê todo dia ?

Quantos você já não encontra mais?

Faça uma lista dos sonhos que tinha...

Quantos você desistiu de sonhar?

Quantos amores jurados pra sempre...

Quantos você conseguiu preservar?

Onde você ainda se reconhece,

na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria?

Quantos amigos você jogou fora...

Quantos mistérios que você sondava,

quantos você conseguiu entender?

Quantos defeitos sanados com o tempo,

era o melhor que havia em você?

Quantas mentiras você condenava,

quantas você teve que cometer ?

Quantas canções que você não cantava,

hoje assobia pra sobreviver ...

Quantos segredos que você guardava,

hoje são bobos ninguém quer saber ...

Quantas pessoas que você amava,

hoje acredita e amam você?



Oswaldo Montenegro
 
Espero que esta linda música consiga tocar o coração de um de vcs, que por algum motivo decidiu lê-la, e que a partir dela possa relamente rever seus conceitos de amizades e perceber que amigos são como diamantes que muitas vezes precisam ser conservados, como estrelas que mesmo longe continuam a nos iluminar e como anjos que estão sempre dispostos a nos protejer!!!!
 
Feliz Dia do Amigo!!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

7 DICAS PARA MINISTRAR UMA BOA AULA

1 - Incite, não informe


Uma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos olhando para o relógio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se o que você quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?

Olhe em volta, descubra o que pessoas, nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Por exemplo, ao fazer um resumo de uma matéria, não coloque um “título”; imagine-se um repórter e coloque uma manchete. Como aquela matéria seria colocada em um jornal ou revista? Use o espírito das manchetes, não seja literal, nem tente ser um professor do tipo:

Folha: Números Primos encontrados no congresso. 68% dos outros algarismos são contra.

IstoÉ: Denúncia: A conta secreta de Maurício de Nassau. Fernando Henrique poderia estar envolvido, se já fosse nascido.

Zero Hora: O Mar Morto não fica no Rio Grande do Sul. Apesar disso, você precisa conhecê-lo.

Caras: Ferro diz que relacionamento com oxigênio está corroído: “Gás Nobre coisa nenhuma”.



2 - Conheça o ambiente

Você nunca vai conseguir a atenção de uma sala sem a conhecer. Onde moram os alunos e como eles vivem - quem vem de um bairro humilde de periferia não tem nada a ver com um morador de condomínio fechado, apesar de, geograficamente, serem vizinhos. Quais informações eles tiveram em classes anteriores, quais seus interesses. Mesmo nas primeiras séries cada pessoa tem suas preferências e o grupo assume determinada personalidade.



3 - No final das contas (e no começo também)

As partes mais importantes de uma aula são os primeiros 30 e os últimos 15 segundos. Todo o resto, infelizmente, pode ser esquecido se você cometer um erro nesses momentos.

Os primeiros 30 segundos (principalmente das primeiras aulas do ano ou semestre) são um festival de conceituação e de cálculo dos discentes. Mesmo inconscientemente, eles respondem às seguintes questões:

- Quem é esse professor? Qual seu estilo?

- O que posso esperar dessa aula hoje e durante todo o ano?

- Quanto da minha atenção eu vou dedicar?

E isso, muitas vezes, sem que você tenha aberto a boca.



4 - Simplifique

Você certamente já presenciou esse fenômeno em algumas palestras: elas acabam meia hora antes do final. Ou seja, o apresentador fala o que tinha que falar, e passa o resto do tempo enrolando. Ou então, pior, gasta metade da apresentação com piadas, truques de mágica, histórias pessoais que levam às lágrimas, “compre meu livro” e aparentados, e o assunto, em si, é só apresentado no final - se isso.

Por isso, uma das regras de ouro de uma boa aula é - simplifique, tanto na linguagem como na escrita. Caso real: reunião de condomínio na praia, uma senhora reclamava que sua TV não funcionava direito.

Explicaram-lhe que era necessário sintonizar em UHF. Ela então perguntou para quê a diferença entre UHF e VHF. Um vizinho prestativo passou a discorrer sobre diferenças na recepção, como uma transmissão poderia interferir na outra, nas características geográficas… Ela continuava com aquela cara de quem não entendia nada. Até que um garoto resumiu a questão em cinco letras:

“AM e FM.”

“Ahhh, entendi.”

Escrever e falar da maneira mais simples possível não significa suavizar a matéria ou deixar de mencionar conceitos potencialmente “espinhosos”. Use e abuse de exemplos e analogias. Divida a informação em blocos curtos, para que seja melhor assimilada.



5 - Ponha emoção

Certo, você tem PhD naquela área, pesquisou o assunto por meses a fio, foi convidado para dar aulas em faculdades européias. Mesmo assim, seus alunos podem não prestar atenção em você. Segundo estudos, o impacto de uma aula é feito de:

- 55% estímulos visuais - como você se apresenta, anda e gesticula;

- 38% estímulos vocais - como você fala, sua entonação e timbre;

- e apenas 7% de conteúdo verbal - o assunto sobre o qual você fala.

Apoiar-se somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará prestando atenção em outra coisa. Treine seus gestos, conte histórias, movimente-se com naturalidade. Passe sua mensagem de forma intererssante.

Para o bem e para o mal, você dá aula para a geração videoclipe. Pessoas que foram criadas em frente aos mais criativos comerciais, em que videogames mostram realidades fantásticas. Entretanto, a tecnologia deve ser encarada como aliada, e não inimiga - apresentações multimídia, aparelhos de som, videocassetes - tudo isso pode ser usado como apoio à sua aula.



6 - A pedra no sapato

Pode ser a bagunça da turma do fundão. No ensino médio e superior, pode ser aquele aluno que duvida de tudo o que você diz pelo simples prazer de duvidar. Ou pode até ser um livro esquecido, ou computador que resolve não funcionar.

De qualquer maneira, grande parte do sucesso de sua aula depende de como você lida com esses inesperados. Responda a uma pergunta de maneira rude ou desinteressada, e você perderá qualquer simpatia que a classe poderia ter por você. Seja educado e solícito - a pior coisa que pode acontecer a um professor é perder a calma.

A razão é cultural e muito simples: tendemos sempre a torcer pelo mais fraco. Neste caso, seu aluno. A classe inteira tomará partido dele, não importa quem tenha a razão.

Se um discípulo fizer um comentário rude, repita o que ele disse e fique em silêncio por alguns instantes - são grandes as chances de ele se arrepender e pedir desculpas. Se for preciso, diga algo como “Estou pensando no que você disse. Podemos falar sobre isso após a aula?” Outra forma de se lidar com a situação é responder a questão na hora, ponderadamente - e para toda a classe, não apenas para quem perguntou. Termine sua exposição fazendo contato visual com outro aluno qualquer, por duas razões - a expressão dele vai lhe dizer o que a turma inteira achou do que você disse, ao mesmo tempo que desistimula outras participações inoportunas do aluno que o interrogou.

Não transforme sua aula em um debate entre você e um aluno - há pelo menos mais 20 e tantas pessoas presentes que merecem sua atenção.



7 - Pratique

Sua aula, como qualquer outra ação, melhora com o treino. Muitos professores se inteiram da matéria, e só treinam a aula uma vez - exatamente quando ela é dada, na frente dos alunos. Não é de se admirar que aconteçam tantos problemas com o ritmo - alguns tópicos são apresentados de maneira arrastada, outras vezes o professor termina o que tem a dizer 20 minutos antes do final da aula. Sem falar nos finais de semestre em que se “corre” com a matéria.

Só há uma maneira de evitar tais desastres. Treine antes. Dê uma aula em casa para seu cônjuge/filhos ou, na falta desses, para o espelho. Não use animais de estimação, são péssimos alunos - seu cachorro gosta de tudo o que você faz e os gatos têm suas próprias prioridades, indecifráveis para as outras espécies. E o que se busca com o treino é,principalmente, uma crítica construtiva.

Atividades para Infantil III


Pesquisar este blog