quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Parabéns Professor!!

Ser professor é professar a fé e a certeza de que

 tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz

pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe

ensinou..
.
Ser professor é consumir horas e horas

pensando em cada detalhe daquela aula que,

mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é

única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula

e, diante da reação da turma, transformar o

cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e

aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa

dimensão de quem cultiva uma planta muito rara

que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena,

sem sair do espetáculo”.

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar

que o aluno caminhe com os seus próprios pés...

Feliz dia dos Professores!

Aos educadores


O ilustre escritor brasileiro Augusto Cury enumera em seu livro intitulado Pais brilhantes, professores fascinantes, o que ele considera os sete pecados capitais dos educadores.

O primeiro deles é corrigir o educando publicamente.

Um educador jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, diante dos outros.

Um educador deve valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa.

O segundo é expressar autoridade com agressividade.

Os educadores que impõem sua autoridade são aqueles que têm receio das suas próprias fragilidades.

Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível.

O terceiro é ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança.

Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança.

O quarto é punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações.

A maturidade de uma pessoa é revelada pela forma inteligente com que ela corrige alguém. Jamais coloque limites sem dar explicações.

Para educar, use primeiro o silêncio e depois as idéias. Elogie o educando antes de corrigi-lo ou criticá-lo.

Diga o quanto ele é importante, antes de apontar-lhe o defeito. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.

Quinto: ser impaciente e desistir de educar.

É preciso compreender que por trás de cada educando arredio, de cada jovem agressivo, há uma criança que precisa de afeto.

Todos queremos educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São os filhos complicados que testam a grandeza do nosso amor.

O sexto, é não cumprir com a palavra.

As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não o quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os educandos. Cumpra o que prometer.

A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Sétimo: destruir a esperança e os sonhos.

A maior falha que os educadores podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens.

Sem esperança não há estradas, sem sonhos não há motivação para caminhar.

O mundo pode desabar sobre uma pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.

* * *

Você que é pai, professor ou responsável pela educação de alguém, considere que há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem.

Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo.

Lembre-se que a educação é a única ferramenta capaz de transformar o mundo para melhor, e que essa ferramenta está nas suas mãos.

Do seu uso adequado depende o presente e dependerá o futuro. O jovem é o presente e a criança é a esperança do porvir.

Pense nisso e faça valer a pena o seu título de educador. Eduque. Construa um mundo melhor. Plante no solo dos corações infanto-juvenis as flores da esperança.

Autor:
Redação do Momento Espírita, com base no livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Cury, ed. Sextante.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O dia da Melancia...


Dando continuidade ao Projeto as Frutinhas do Mundinho, fizemos o dia da melancia de uma forma bem gostosa em nossa sala de aula, iniciamos com o livro paradidático " Fruta é doce igual Poesia", com a poesia da melancia, exploramos linguagem oral e linguagem escrita, percepção de cores e artes.
E claro não poderia ser diferente!!!! saboreamos uma deliciosa melancia que haviamos comprado em nosso passeio um dia anterior.

Projeto As frutinhas do mundinho



Nosso primeiro passeio ao supermercado para realizarmos a nossa aula de campo do Projeto as Frutinhas do Mundinho, onde iniciamos com sondagem do conhecimento prévio das crianças sobre as frutas, depois fizemos uma lista das frutas que eles mais conheciam antes do passeio e em seguida o Passeio para explorarmos os tipos de frutas, para ampliação do conhecimentos das mesmas pelas crianças, linguagem escrita, linguagem lógico metemática e ciencias naturais.

Este dia foi muito especial, todos nós nos divertimos muito tanto com o passeio quanto com as compras que fizemos. Após comprarmos as frutas seguimos para escola onde confeccionamos uma cesta de frutas para cada criança levar para casa de forma lúdica e divertida!!!!

Para dar de presentes e encantar!!!


Uma forma carinhosa, meiga e encantadora de presentear a quem você gosta com lindas bonecas de pano que mesmo sendo super modernas nos remetem as antigas brincadeiras de criança !!!!
Para melhores informações de comoadquirir é só deixar comentário com contato.

Bjosss

domingo, 12 de setembro de 2010

Para Trabalhar Números e Quantidades


Uma forma simples e fácil de trabalhar números e quantidades, associando imagem e escrita com crianças de 3 anos.

domingo, 5 de setembro de 2010

Um aforma divertida de Trabalhar formas Geométricas

Sabemos que as figuras geomátricas se fazem presentes na vidas de nossos alunos desde a educação infantil, mais trabalha-las de forma descontextualizada e de forma mecânica com nossos pequenos se torna enfadonho e a aula para os mesmos sem estímulo.
O dominó com formas geométricas para trabalhar em forma de jogo com os pequenos é uma otima alternativa, pois de forma lúdica e divertida os pequenos vão não só aprendendo as formas como também cores e desenvolvendo o pensamento lógico, sem que percebam tão exercício.
Este dominó pode ser encontrado na internet, e impresso. Após impresso é só cola em uma folha de cartão e emplástificar com durex largo ou plático contato e se divertir com seus alunos.

Criando um pensamento critico reflexivo em nossos alunos

Se faz muito importante estarmos a todo momento icentivando às nossas crianças a pensar e refletir sobre suas ações, as coisas que a cercam e principalmente sobre os novos objetos de estudos a que são apresentadas. Por isso novas práticas educativas devem está sempre presente em sala de aula, local onde definitivamente deve ser feito este incentivo, e que deve proporcionar aos alunos novas experiências e contato com o novo tornando-o assim um aluno criativo como nos orienta "Celso Antunes".
O trabalho com figuras que representem situações da vida cotidiana, realizando questionamentos como: O que vocês estão vendo? O que eles parecem estar sentindo? E por que? Para onde estão indo?, ou seja perguntas sempre questionadoras que os levem a ir além da imagem, usando assim a criatividade num pensamento reflexivo.
Esta figura foi extraida de um livro didático e colada em uma folha de filipinho, figuras de revistas e até mesmo da internet fica bacana para fazer este tipo de trabalho, que pode ser iniciado com crianças de 3 anos de idade, ou seja, na educação infantil.
Vale a pena tentar, você vai ver como eles gostam!!!!

Pesquisar este blog