domingo, 29 de agosto de 2010

Disciplos do Riso

Estamos vivendo em uma sociedade indivudualista e desumana, onde sentimos anseios de amor e ações voluntárias ao próximo. Nas ruas, nas esquinas e nos hospitais encontramos pessoas necessitando de uma palavra amiga ao até um simples olhar de carinho, é comprovado cientificamente que o amor e o carinho, além do apoio familiar têm em muito ajudado a pacientes de doenças sérias a se recuperar, a alegria faz com que liberemos endorfina ormônio que nos faz mandar informações ao nosso cérebro que estamos felizes !!!!
É pensando nisto que o GRUPO DISCÍPULOS DO RISO vem fazendo um trabalho voluntário no Hospital da FAP na ala da pediatria todos os sábados a tarde, com uma proposta educativa, social e religiosa eles têm alegrado a tarde de muitas crianças que nos seus ultimos dias ao até mesmo meses vivênciavam apenas dor e sofrimento.
Caso você se enteresse por este trabalho e queira colaborar com doações de brinquedos, livros paradidáticos, massinhas de modelar entre outros materiais educativos é só deixar aqui um comentário com seu contato, e em breve estarei postando a conta para que sejam feitas doações.
Abrace esta ideia faça uma criança SORRIR!!!! e faça de sua vida significativa através do amor ao próximo...
Bjos Íris Naque

Avental Arca de Noé

Arca de Noé

Este avental proporciona a você educador contar a históris da Arca de Noé de uma forma mais dinâmica e criativa, atraindo assim de vez atenção dos pequenos em sala de aula.

domingo, 22 de agosto de 2010

E você já se olhou no espelho?

Quem não gosta de se arrumar e olhar-se ao espelho? Já observou quantas vezes você se olha ao espelho durante seu dia? E quantos espelhos têm em sua casa?

Bom, garanto que você se pegou fazendo muitas contas!

Mais você de fato já olhou ao espelho de sua alma? O que você tem feito para deixar seu interior belo como você gosta de se ver ao espelho?

Passamos a maior parte de nosso tempo preocupados com a imagem que passamos às outras pessoas, cuidando da nossa aparência física, comprando roupas que estão sempre na moda e freqüentando os melhores lugares, a imagem passou a ser um dos focos principais dos homens e mulheres da sociedade nos últimos anos.

Procuramos sempre estarmos rodeados de pessoas belas aos nossos olhos e principalmente aos olhos dos outros, excluímos o que passa a ser feio perante a sociedade, criamos ao nosso redor um conto de fadas onde só existem príncipes e princesas e será que estamos mesmos satisfeitos com isso tudo?

Quando olhamos para trás o que encontramos em nosso caminho? Nossas atitudes têm agrado aos que conosco convivem?

Muito difícil esta análise, por que achamos sempre que estamos agindo corretamente, que nunca estamos errados e que muito menos contribuímos para uma atitude de reflexo daquelas pessoas que amamos, pois é nisto que devemos começar a pensar e refletir.

Somos constantemente espelhos durante nossa vida para nossos pais, filhos, amigos, alunos em fim para todos ao nosso redor, nossas atitudes são refletidas positiva e negativamente sempre, se você for um bom pai seu filho também será, pois ele irá reproduzir mesmo que involuntariamente tudo aquilo que um dia você fez com ele, o mesmo vale para uma mãe, se você quer que seus amigos sejam carinhosos, verdadeiros e sinceros para com você seja com eles, não proclame mais aquele velho ditado “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” e sim deveríamos levantar a bandeira do “diga o que eu digo e faço como eu faço” só assim teríamos cidadãos mais dignos em nossa sociedade.

Preste sempre atenção se suas ações estão de acordo com o que você fala, muitas vezes é melhor demonstrar quem somos através de nossas atitudes do que por palavras, acredite não somos um produto a venda nas prateleiras de uma loja, não precisamos de um portfólio para anunciar quem somos, precisamos é caminhar sempre de acordo com os princípios em que acreditamos. As nossas crianças estão se tornando em mini adultos, em que na maioria das vezes passam a ser fúteis, impacientes, celetistas entre outras características que não fazem parte de um perfil infantil, por estarem reproduzindo o reflexo de uma sociedade que no momento encontra-se assim, dos seus pais e até mesmos educadores.

Portanto cuide do seu espelho! Melhore suas atitudes, pois elas no futuro poderão ser refletidas em sua vida, tudo aquilo que você fez ou faz cai sobre você um dia ou outro, nossa vida é uma via de mão dupla o que damos com uma mão recebemos com a outra sempre, passe a olhar daqui pra frente no espelho e ver o seu interior, seu passado e sua atitudes é muito bom deixarmos nosso ritmo por onde passamos de forma positiva. Seja belo e terá sempre o belo em sua vida; seja agradável e terá pessoas agradáveis em sua vida; seja amigo e terá muitos amigos para compartilhar as coisas boas da vida com você; seja um bom professor e terá no futuro alunos que lembrarão sempre de você e que irão reproduzir seus ensinamentos por onde passarem, pois um bom educador atinge seus objetivos quando seu aluno o supera; seja um bom pai e uma boa mãe e terá no futuro filhos que nunca irão lhe abandonar.

E para refletir mais um pouco veja esta mensagem de um autor desconhecido
 
O Espelho
Era uma vez, um homem que só via e realçava o mal em tudo o que fazia.


Um dia ele morreu e “partiu dessa para uma melhor”.

Só que do lado de lá havia um companheiro que não largava do seu pé, e o acompanhava o tempo todo.

Era um verdadeiro “mala”: egoísta, pessimista, mal-humorado, critiqueiro, mal-agradecido, e que só sentia-se bem quando estava mal.

O homem, não o suportando mais, foi a um anjo e implorou:

“Por favor, livra-me da companhia daquele sujeito, eu já não aguento mais…"
O anjo, entre admirado e compadecido, respondeu:
“Mas não há nenhum companheiro. Aqui só existe um sistema de espelhismo, que faz com que cada um veja e conviva com o que formou de si mesmo.

Depende somente de você libertar-se dele.”

Com carinho Íris Naque

Vale a Pena Ler!!!




Este livros mostra através do diálogo entre dois amigos fatos da vida cotidiana que acontece com qualquer ser nesta passagem, fala sobre os medos contemporâneos, sobre o medo da morte, da solidão, de amar entre outros.
Nela histórias maravilhosas fazem-nos refletir sobre nossas atitudes, nossas escolhas e sobre o que acaba acontecendo em nossa vida.
Recomendo este livro para pais, filhos, educadores ou seja para qualquer um deseje se tornar em um individou melhor que está desejando se compreender melhor e compreender aos outros que o cercam.

Boa leitura Íris Naque

RESPOSTA À REVISTA VEJA

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.

Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.

Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e ...disciplina.

Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores? E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência. Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.

Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados, minuciosamente, como ir ao Beto Carrero. E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes” elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;

Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 m.de intervalo, onde tem que se escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário. Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.

Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.

Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.

Em vez de cronômetros precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade. Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo

Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim ouve-se falar em cronômetros. Francamente!!!

Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pessoas são como quebra-cabeças!

Na vida encontramos pessoas de todos os tipos em nosso caminho, pessoas que vão e que ficam, que deixam muitos ensinamentos já outras que não deixam nada, algumas que se tornam amores avassaladores e outras que pouco significaram, mais todas essas com certeza acabam modificando de alguma forma nossa vida, e principalmente nossa forma de ver e entender as pessoas.
No entanto passamos a vida toda procurando pessoas perfeitas, fáceis de conviver. Certo dia conversando com uma amiga de trabalho, num fim de tarde, em que acabávamos mais um dia de trabalho com nossos alunos, comentávamos sobre pessoas complicadas! Veja só, pessoas complicadas, difíceis de conviver, de trabalhar, de manter relacionamentos, em fim complicadas. E muito calmamente não só falei para ela, mais para outras colegas que estavam presente naquela sala, que não existem pessoas complicadas e sim pessoas que não são bem compreendidas, que estão em busca de alguém disposta a lhe escutar, que na verdade pessoas são como um quebra-cabeça!.
Ora quebra-cabeça, um brinquedo tão comum entre as crianças. E quem nunca teve um na vida? Mais quem falou que pessoas não são comuns em nossas vidas, não no mesmo sentido do brinquedo claro, pois essas são comuns, mas importantes. Já os quebra-cabeças, esses tem sido substituído por brinquedos mais belos, mais tecnológicos, com mais atrativos para aqueles dispostos a comprá-lo. Será que não estamos fazendo o mesmo em nossas vidas? E com as pessoas que por ela passam? Qual será o tipo de pessoas que estamos procurando para estarem ao nosso lado? Perguntas aparentemente simples não? Talvez, pois se pararmos um pouco e prestarmos atenção no nosso dia-a-dia acabamos fazendo o contrário do que pensamos, o contrario do que aprendemos em nossos lares e em nossas crenças seja ela qual forem. Culpa nossa? Ou da sociedade em que estamos inseridos? Estamos hoje em uma sociedade em que temos pouco tempo, tudo passa muito rápido, aquele tempinho que tínhamos quando crianças ou mesmo adolescente de montar um quebra-cabeça, já não temos mais, pois eles necessitam de concentração, empenho, criatividade, percepção, carinho com cada pecinha que o compõe e tempo! Esse fundamental.
Ora e as pessoas que chamamos de complicadas? Será que essas não necessitam das mesmas coisas? Muitas vezes nós é que colocamos as complicações em alguém que não queremos empregar nosso tempo, que por algum motivo não achamos necessária a presença em nossas e vidas, ou apenas não simpatizamos e por isso torna-se mais fácil e mais cômodo chamá-la apenas de complicada, quando na verdade somos nós que não estamos dispostos a montá-la como um quebra-cabeça, que só conseguimos ver quão era fácil ao terminar de montar. Na verdade essas pessoas estão apenas esperando uma pessoa que se proponha a montá-la, que a compreenda, uma pessoa que a escute, que sirva de companheira, e que principalmente viva com ela os bons e os maus momentos de uma vida, e tenha certeza que no dia que isto acontecer em sua vida, ela deixará de ser complicada.
Agradeço muito a essa minha amiga, pois pelo seu questionamento tive a oportunidade de refletir sobre as pessoas que passaram em minha vida e sobre a minha vida. A conclusão? Ora queridos não poderia ser diferente, sou um grande quebra-cabeça! Complicado para uns, fáceis para outros, como qualquer outra pessoa neste mundo. Sim, pois muitas vezes o que parece ser complicado para mim, não é para você ou para seu amigo, isto é muito relativo. Há quem prefira quebra-cabeças pequenos, outros preferem aqueles enormes de trezentas peças, outros os clássicos das historias que embalaram suas noites antes de dormir, como o da Cinderela, ou o que está na moda como o do Senhor dos Anéis, em fim, a gosto para tudo queridos. Já com as pessoas em nossas vidas existe afinidade, amizade, relação de carinho para que nos ponhamos dispostos a entendê-las.
Então façamos antes o exercício de montar primeiro o quebra-cabeça de nossas vidas, no intuito de descobrir se não existe nenhuma peça faltando, se está tudo em ordem, só assim teremos condições de nos conhecer melhor, e ao final descobrir o quanto somos belos mesmo com todas as nossas falhas, que somos únicos e que não existe outro igual. A partir daí poderemos entender melhor as pessoas que por nossas vidas passarem, lembrando sempre que você talvez já tenha sido um quebra-cabeça complicado na vida de alguém, portanto tenha o mesmo carinho e tempo para com estas o mesmo que você gostaria que tivessem com você.
Beijos Íris Naque.

Pesquisar este blog