sexta-feira, 8 de abril de 2011

Será você meu aluno nota DEZ?!!


Nós educadores buscamos cada vez mais o modelo de sala ideal, de práticas perfeitas que façam com que nossos alunos construam um caminho mais fácil à aprendizagem e infelismente de uma forma muitas vezes ingenua de alunos que não só consigam atingir os nossos objetivos traçados para eles, mais também dequeles que aos olhos da familia são crianças "perfeitas".

E pelas graças do destino, é que chega o dia de que conhecemos realmente o nosso aluno nota DEZ, aquele que está a quem do que esperávamos, que foge dos padrões que a sociedade traça para ser um bom aluno, aquele que mexe realmente com você. Que nos faz perder o sono muitas vezes, pensando como vamos fazer para ele consiga reconhecer nem que seja uma simples cor!!! E que melhor ainda nos faz refletir sobre a nossa práticas e buscar novos horizontes visando não o nosso sucesso pessoal, e sim o sucesso dele...

Eu fui comtemplada com esta graça , que chamarei aqui de ESPERANÇA, não pelo fato dele ser feminino mais sim pelo que eu sentia cada vez que o olhava. Quando nos vimos pela primeira vez me encantei por ele, mais não entendia por que não me correspondia se quer com um olhar. Na nossa primeira semana de aula aquele encantamento foi sendo frustrado, por cada atitude atípica que ele tinha, ele não aceitava nada que a rotina da sala propunha, não realizava nenhuma das atividades e o pior repetia tudo o que eu falava. Então passei uma semana como aquele pior cego: o que não quer enxergar o que vê!

Mais que bom que a cegueira durou pouco tempo, apenas uma semana para que eu percebesse que Esperança precisava de ajuda. De alguém que o retirasse daquela prisão de repetição de palavras, e mais ainda de minutos isolados sozinho no canto da sala, do não reconhecimento de se mesmo!!!! Pois é vocês já estão imaginando nosso dilema, nosso por que não é só meu mais dele também...

E esta história não termina aqui, vou propôr a vocês uma troca, postarei a cada nova experiência com Esperança, e a cada novo registro que fomos fazendo com referência a ele para que vocês possam acompanhar e quem me ajudar com dicas sobre seu caso, que amanhã contarei para vocês do que estamos suspeitando que seja e de como estou fazendo casa intervenção em sala de aula.

Bjossssss e até amanhã :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog